Primo Máquinas Industriais

Dicas
Dicas

DICAS PARA VOCÊ

Qual devo escolher, condensação a Ar ou a Água?

Qual devo escolher, condensação a Ar ou a Água?

Todo sistema de refrigeração requer que uma quantidade de calor, equivalente a cerca de 130% do calor retirado do processo, seja dissipada para o ambiente. Por exemplo, na geladeira doméstica isto ocorre na serpentina montada na sua parte traseira. Como as UMAG’s precisam dissipar muito mais calor que uma geladeira doméstica, existe duas alternativas tecnicamente viáveis para eliminar este calor:
 
Condensação a ar: utiliza um condensador aletado e um ventilador (parecido com o radiador do automóvel). A troca térmica ocorre diretamente com o ar ambiente. Tem a desvantagem de ser mais sensível à variação da temperatura ambiente (normalmente limitada a 35ºC) e de precisar de um local bem ventilado. Porém, a limpeza do condensador é mais simples e a UMAG não depende de uma rede de água industrial. 
 
Condensação a água: utiliza um condensador tipo casco e tubo no qual o calor é removido pela água industrial recirculada através de uma torre de resfriamento. Tem a vantagem de ser mais eficiente, por ser menos sensível à variação da temperatura ambiente, já que uma torre de resfriamento bem dimensionada deve produzir água com temperatura abaixo de 30ºC mesmo nos dias mais quentes. Também, por não necessitar de um local ventilado, a UMAG pode ser posicionada mais próxima do processo. Uma das desvantagens é que a limpeza do condensador é mais complicada (requer a retirada das tampas do condensador e a passagem de vareta com escova).

Fonte: Mecalor